INSOLVêNCIA PESSOAL REQUISITOS

insolvência pessoal requisitos

insolvência pessoal requisitos

Blog Article

A insolvência pessoal ocorre quando um indivíduo ou casal não possui mais capacidade financeira para cumprir com todas as suas obrigações de dívida.

No termo deste for eachíodo, e tendo o devedor cumprido todos os deveres que sobre ele impendia, será proferido o despacho ultimate de exoneração, o qual o libertará das eventuais dívidas que ainda se encontrem pendentes por falta de pagamento.

Isto quer dizer que se um dos elementos do casal se sobreendividar às escondidas, o outro pode ser arrastado para a insolvência mesmo não tendo contribuído para o desfalque.

Em ambas as opções, quaisquer penhoras existentes são imediatamente suspensas, devolvendo a totalidade do seu rendimento. Isso permite reorganizar sua vida financeira e buscar estabilidade.

Durante o processo de insolvência, são avaliados os ativos e passivos do devedor. Caso seja constatado que os passivos são superiores aos ativos, o devedor é considerado insolvente.

Na António Pina Moreira Advogados oferecemos a melhor representação authorized para os seus assuntos de Insolvências. A nossa equipa de advogados está aqui para fornecer a aidência especializada necessária para alcançar os resultados que merece.

As condições podem melhorar, mas os riscos e os aspetos negativos mantém-se os mesmos. Por isso, se puder evite. Se não conseguir evitar conheça bem as consequências.

É uma opportunity de recomeço financeiro prevista em lei, mas requer o cumprimento de requisitos específicos.

Assim a remuneração média nos depósitos a prazo no nosso país é a sétima mais baixa da área euro.

Se o casamento for contratado com separação de bens, cada elemento do casal apenas pode pedir insolvência pessoal.

Agora, vamos adentrar ao conceito central deste texto: o devedor insolvente. A insolvência ocorre quando uma pessoa física ou jurídica não consegue mais pagar suas dívidas. Em outras palavras, o devedor insolvente não possui recursos suficientes para cumprir com suas obrigações financeiras.

O pedido de insolvência pessoal deve ser pensado de forma consciente e informada antes de tomares qualquer decisão, isto porque tem consequências que alteram toda a tua vida – pessoal, económica e financeira.

O novo quadro legislativo integra compromissos assumidos por Portugal no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) insolvência pessoal com exoneração do passivo e transpõe uma diretiva comunitária que pretende agilizar o acesso das empresas em regimes de reestruturação preventiva, que permitam manter a atividade da empresa e evitar a perda de postos de trabalho, e assegurar que insolventes ou sobre-endividados beneficiam de um perdão overall da dívida após determinado período.

A insolvência com exoneração do passivo restante oferece aos particulares a oportunidade de recomeçar a vida livre das dívidas. Através deste processo, o devedor pode obter o perdão das obrigações que não forem totalmente pagas durante o processo ou nos três anos subsequentes.

Report this page